Vereador bolsonarista de Porto Alegre diz que colega do PCdoB “tem tesão nele”

Atualizado em 2 de setembro de 2021 às 12:06
O bolsonarista Alexandre Bobadra, vereador pelo PSL de Porto Alegre, foi acusado de assédio por uma colega do PCdoB
O bolsonarista Alexandre Bobadra no plenário da câmara de Porto Alegre defendendo contra os trabalhadores

O bolsonarista Alexandre Bobadra, vereador pelo PSL de Porto Alegre, foi acusado de assédio por uma colega do PCdoB.

Era uma sessão tumultuada na câmara para votação de um projeto do Executivo que extingue a profissão de cobrador de ônibus na capital.

Bruna Rodrigues, vereadora do PCdoB que discursava em favor dos trabalhadores, relata que foi abordada pelo parlamentar.

“Acabei de ouvir do vereador Alexandre Bobadra que tenho ‘tesão’ nele”, denunciou a parlamentar. “Uma típica demonstração do machismo que nós mulheres somos submetidas”.

Bruna anunciou ao portal Sul21 que ingressou com uma representação junto à mesa diretora da Câmara por infração do Código de Ética da Câmara pedindo providências contra o que ela definiu como “mais uma manifestação da violência política de gênero”.

A representação, segundo o site, afirma que “o ato do vereador tem previsão no Código Penal, pois trata-se de importunação sexual, prevista no artigo 215-A, além de ser ato de assédio moral, constituindo-se grave quebra de decoro, não abrangida pela imunidade parlamentar”. Além disso, lembra o o artigo 5º, inciso I, alínea ”b”, do Código de Ética da Casa, que afirma:

Artigo 5º – Constituem faltas contra a ética parlamentar de todo Vereador no exercício do seu mandato:

I – quanto às normas de conduta nas sessões de trabalho da Câmara:

a. desacatar ou praticar a ofensas físicas ou Morais, bem como dirigir palavras injuriosas a seus pares, aos membros da Mesa Diretora, do Plenário ou das Comissões, ou a qualquer cidadão ou grupo de cidadãos que assistam a sessões de trabalho da Câmara;

“Que a Câmara de Vereadores é um espaço hostil às mulheres eu já sabia. Talvez alguns homens desse lugar é que não sabem que sou do tipo das que não leva desaforo pra casa. Medidas estão sendo tomadas!”, acrescentou Bruna Rodrigues.

 

Bolsonarista fujão

 

O bolsonarista que discursou contra os trabalhadores de Porto Alegre coberto por uma bandeira do Brasil, não quis se manifestar.