Bolsonarista é condenada por ataques a Lula quando neto do petista morreu

Atualizado em 10 de agosto de 2022 às 12:54
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seu neto, que faleceu de meningite bacteriana Foto: Arquivo pessoal

Por atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na época da morte de seu neto Arthur, a bolsonarista Rozilma Kreutzer foi condenada pela Justiça paulista a pagar uma indenização de R$ 1.212,00 para o petista. O valor deve ser acrescido ainda de juros. Ela terá também que excluir o comentário de sua rede social, bem como publicar algo sobre a condenação.

Em março de 2019, Rozilma, que se apresentava como Rosi Otto, fez uma publicação em que atacava o petista após o anúncio da morte de Arthur Araújo Lula da Silva, vítima de uma infecção bacteriana, aos 7 anos.

“Lamento, sim, a morte de Arthur, assim como lamento a morte de todas as crianças que o molusco matou por meio da corrupção”, escreveu Rozilma na ocasião.

Para o juiz Fernando Domingues Ladeira, a mulher “atentou contra a dignidade de Lula, aproveitando-se da sua dor para buscar popularidade na internet”. Ainda segundo ele, a condenada “maculou” a imagem do ex-presidente “ao imputar-lhe o crime de corrupção e o homicídio de crianças”.

“A mensagem tem por intento aumentar a dor da perda do neto”, destacou o magistrado.

Já a Defensoria Pública, responsável pela defesa de Rozilma no processo, alegou que “a manifestação, de cunho meramente político, não pretendeu atentar contra a imagem do jovem falecido no triste episódio” e que a declaração foi por Lula ser “um personagem público que esteve aprisionado por imputação de desvios de conduta sérios, inclusive com condenação criminal ocorrida em grau recursal”.

“Figuras públicas devem suportar a fama e, especialmente na política, as narrativas de vertentes contrárias que lhe atribuem desvios, sob pena de mácula ao Estado Democrático de Direito e ao exercício da plena cidadania com liberdade de expressão”, declarou a Defensoria à Justiça.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link