Bolsonarista e pupilo de Dallagnol, presidente da Unafisco depôs à PF como investigado

Atualizado em 20 de fevereiro de 2026 às 22:15
Kleber Cabral falando para a câmera
Kleber Cabral, presidente da Unafisco – Reprodução

Bolsonarista e aliado do ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Kleber Cabral, prestou depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira (20), na condição de investigado.

A oitiva ocorreu por videoconferência e teve duração aproximada de uma hora e o depoimento integra um desdobramento do inquérito que apura a disseminação de fake news, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

De acordo com apuração da TV Globo, Cabral apresentou esclarecimentos sobre declarações feitas durante participação no programa “Estúdio i”, da GloboNews. Na quarta-feira (18), ele comentou a operação da PF que teve como alvos auditores investigados por suposto vazamento de dados sigilosos envolvendo ministros do STF.

Durante a entrevista, Cabral criticou as medidas cautelares impostas aos servidores. Afirmou que as decisões “buscam humilhar, constranger e amedrontar” e declarou que “tornou-se menos arriscado fiscalizar membros do PCC do que altas autoridades da República”. As falas passaram a compor o conjunto de elementos analisados no inquérito.

A operação mencionada foi deflagrada na terça-feira (17), com cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Salvador, Guarujá e São José do Rio Preto. As ordens foram autorizadas por Moraes após representação da Procuradoria-Geral da República. Os auditores investigados tiveram celulares apreendidos, foram afastados das funções públicas e submetidos a medidas cautelares, incluindo uso de tornozeleira eletrônica e cancelamento de passaportes.

Na quinta-feira (19), a Receita Federal informou o afastamento de um auditor de cargo de chefia. A medida administrativa ocorreu após investigação relacionada ao acesso indevido a dados de ministros do Supremo e de familiares. O STF declarou que a operação foi autorizada após a identificação de “diversos e múltiplos acessos ilícitos ao sistema da Receita Federal e o vazamento de informações sigilosas”.

Quem é Kleber Cabral

O presidente da Unafisco tem atuação política ligada à extrema-direita. Em 2022, foi candidato a deputado estadual pelo Podemos, tendo como cabo eleitoral Deltan Dallagnol, com que chegou a participar de pelo menos uma live no YouTube. No início de 2019, Cabral participou da instalação de um outdoor em Brasília com mensagem de boas-vindas ao então presidente Jair Bolsonaro. Durante aquele período, manteve interlocução com parlamentares ligados ao campo conservador.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.