Bolsonarista, homem que esfaqueou sem-teto em Blumenau interagia com Hang nas redes

Atualizado em 8 de novembro de 2023 às 11:36
O bolsonarista Gleidson Tiago da Cruz, que esfaqueou Giovane Ferreira da Silva. Reprodução Redes Sociais

Natural de Sete Lagoas (MG), o tecelão Gleidson Tiago da Cruz, 41 anos, vivia com a esposa e a filha de apenas 2 anos a 130 metros do supermercado onde esfaqueou Giovane Ferreira da Silva, pelas costas, em plena luz do dia na última sexta (3).

Discreto nas redes sociais, Cruz mantinha um perfil no LinkedIn, conforme relata o vereador de Florianópolis Leonel Camasão, do PSOL. O parlamentar escreveu sobre o incidente em seu Twitter.

As publicações com as quais o assassino interagiu eram um misto de mensagens religiosas, motivacionais e de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Cruz também costumava interagir com posts de Luciano Hang, dono da rede de lojas de varejo Havan.

Segundo a polícia, o crime foi cometido com uma faca de posse de Cruz. Há gravações das câmeras de segurança do supermercado mostrando Cruz perseguindo a vítima e o esfaqueando pelas costas.

O juiz Eduardo Reis converteu a prisão de Cruz em prisão preventiva após a audiência de custódia, realizada no último sábado (4). O magistrado não acatou a tese da defesa do acusado – de legítima defesa.

Gleidson Tiago da Cruz preso após esfaquear um morador de rua. Reprodução Redes Sociais

Conforme Rodolfo Warmeling, advogado de defesa, a discussão teria ocorrido pelo desrespeito por parte da vítima, “seguida por uma ameaça velada à integridade física da filha menor de idade do autor”.

“Inviável dizer que o indiciado agiu em legítima defesa, ao menos neste momento embrionário das investigações, porque não há nenhum elemento concreto que possa corroborar tal versão até o momento”, disse o juiz na decisão pela prisão preventiva.

De acordo com o vereador psolista de Blumenau, muitos perfis bolsonaristas continuam explorando o caso nas redes sociais, tentando justificar a morte de uma pessoa em situação de rua.

“A violência contra essas pessoas está cada vez maior em Santa Catarina”, disse Camasão em seu perfil no Twitter.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link