Bolsonarista que convocou atiradores para impedir diplomação de Lula é preso pela PF

Atualizado em 6 de dezembro de 2022 às 23:20
Bolsonarista convoca CACs para tumultuar diplomação do presidente eleito Lula no dia 19 de dezembro. (Imagem: Reprodução)

O empresário bolsonarista Milton Baldin foi preso pela Polícia Federal nesta terça (6) em Brasília. Ele participava de ato golpista em acampamento no Quartel General do Exército desde o início de novembro e foi detido por convocar atiradores para o protesto.

Em 29 de novembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal pediu à Secretaria de Segurança Pública para que o empresário fosse investigado. A prisão acatou pedido do deputado distrital Fábio Felix (PSOL).

Baldin, que é de Juruena (MT), foi levado à superintendência da PF para prestar depoimento. A prisão foi autorizada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em relatório enviado para a Corte pela corporação, a polícia diz que o bolsonarista instigou “grupos armados para protestarem na capital federal”.

No último dia 26, Baldin convocou brasileiros que tenham “armas legais” e os que têm CAC (Colecionadores, atiradores desportivos e caçadores) para “mostrarem presença” durante o ato golpista e impedir a diplomação de Lula. “Se nós perdermos essa batalha, o que vocês acham que vai acontecer dia 19? Vão entregar as armas? E o que eles vão falar? ‘Perdeu, mané?’”, afirmou.

O bolsonarista ainda pediu a empresários que dessem férias a caminhoneiros para que eles se juntassem aos protestos em Brasília. Veja o vídeo:

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link