Bolsonarista que fez tiro ao alvo com imagem de Lula organizou atentado à caravana do petista em 2018

Atualizado em 22 de setembro de 2022 às 18:24
Luiz Henrique Crestani e a mulher fazem tiro ao alvo com Lula

O empresário bolsonarista Luiz Henrique Crestani, de Santa Catarina, usou seu Instagram para publicar um vídeo em que faz tiro ao alvo com uma imagem de Lula.

Ao lado da mulher, Patrícia, ele descarrega uma espingarda semi-automática. 

“Qual que é o ladrão? Estou na dúvida. Vamos ver onde a arma pega”, diz ele, aos risos.

Após os disparos, mostra o alvo destruído e fala para a câmera: “Agora não sei qual que é o ladrão aqui. Pegou tiro em tudo que é lado. O ladrão é o de lá ou de cá? Bota aí nos comentários”.

O sujeito apagou o vídeo e publicou uma nota picareta alegando que não apoia a violência política. 

Crestani é dono do Luke Group, que atua nos setores de logística, engenharia, restaurantes e clubes de tiro.

As imagens, declara, foram gravadas em “ambiente controlado” e ele defende a “prática e uso consciente de armas, mas tudo dentro da legalidade”.

Imitador de Luciano Hang, a quem já presenteou com um Fiat 147 amarelo (o primeira carro que o colega teve), Crestani é um perigo para a sociedade.

Os ônibus apedrejados da caravana de Lula pela turma de Luiz Henrique Crestani em 2018: impunidade

Em março de 2018, ele esteve envolvido no apedrejamento do ônibus em que viajava estava o ex-presidente. O atentado ocorreu quando a caravana chegava à cidade de São Miguel do Oeste (SC).

Uma pedrada abriu um buraco no pára-brisas e, por pouco, não atingiu o motorista. Muitos se feriram.

Crestani postou no Facebook uma foto dele com amigos no trevo de acesso à cidade. Seguravam uma faixa em que se lia: “Lula, seu cu de aperta salame”. 

O deputado federal Paulo Pimenta lavrou boletim de ocorrência na Polícia Civil de São Miguel do Oeste. Também foram identificados Leonardo Link e Rafael Link entre os perpetradores. 

Na véspera, o hotel onde Lula estava hospedado em Chapecó foi cercado por bolsonaristas que tentavam bloquear seu acesso ao palco numa praça ali perto.

A orelha de Paulo Frateschi, coordenador da caravana de Lula no Sul, atingida por pedrada

Coordenador da caravana, o ex-deputado Paulo Frateschi levou uma pedrada na orelha esquerda. Um professor de educação física foi atingido na cabeça.

“Polícia assistiu. Poderia ter ocorrido uma tragédia. Pedras. Ovos. Pau. Polícia ria. E olhava. Gravíssimo. Criminoso o que está acontecendo”, disse Pimenta na ocasião.

Crestani saiu ileso do episódio, à vontade para se filmar, alguns anos depois, dando tiros num desenho de Lula. É o apito do cachorro, de novo, que não vai parar de soar em 2023.