Bolsonarista, secretário de Itumbiara (GO) mata os filhos e se suicida após separação

Atualizado em 12 de fevereiro de 2026 às 13:51
Thales Machado, a esposa e os filhos. Foto: reprodução

O secretário de Governo de Itumbiara, no sul de Goiás, Thales Machado, de 40 anos, atirou contra os dois filhos e, em seguida, tirou a própria vida na noite de quarta-feira (11). Bolsonarista, Thales assumiu o cargo por indicação de seu sogro, o prefeito Dione Araújo (União Brasil).

Segundo o Globo, o crime ocorreu no condomínio onde a família morava. O filho mais velho, Miguel Araújo Machado, de 12 anos, foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), mas não resistiu aos ferimentos. O caçula, de 8 anos, chegou a passar por cirurgia e está internado em estado gravíssimo no Hospital Estadual de Itumbiara, São Marcos.

A Polícia Militar informou que uma equipe foi acionada e isolou o local até a chegada de outras equipes policiais. A investigação segue em andamento para esclarecer os fatos. Segundo a TV Anhanguera, os corpos do pai e do filho mais velho foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML).

Horas antes do crime, ele publicou nas redes sociais imagens dos filhos e uma mensagem de afeto. “Que Deus abençoe sempre meus filhos. Papai ama muito”, escreveu. Em outra publicação, teria pedido desculpas pelo ato e indicado que a motivação estaria relacionada ao fim do relacionamento com a esposa, mãe das crianças.

Thales Machado e Ronaldo Caiado, governador de Goiás. Foto: reprodução

Em um texto atribuído a ele, publicado momentos antes do crime e obtido pelo portal ND Mais, o secretário mencionou uma suposta traição conjugal como estopim. “Não iria conseguir viver mais com essas lembranças… perdão a Deus, sei que não tem perdão, mas foi o que sobrou nesse dia infeliz dos meus 40 anos”, afirmou. Ele também declarou que buscava “a verdade e o respeito”.

Leia a carta atribuída a Thales antes do crime: 

“Difícil começar a escrever… mas tudo tem um fim… e hoje chegou o nosso… infelizmente… tentei sempre nesses 15 anos de minha família manter a melhor harmonia e respeito possível… mas hoje chegou a um limite do improvável… minha esposa sai de Itumbiara para São Paulo para encontrar uma pessoa… dias aqui difícil… ela diferente a alguns dias e onde veio a desconfiança mas nunca imaginava que iria fazer isso…

Semana passada ainda falei como sempre… se não estivermos bem vamos manter o respeito e falar antes… mas não ouviu e preferiu isso de hoje… Triste… Partimos eu e meus meninos que agora são anjos que infelizmente vieram comigo… a todos digo que nunca pensei nisso, foi hoje… todos sabem como sou intenso e verdadeiro e não iria conseguir viver mais com essas lembranças…

A minha família, Pai e Mãe agradeço por tudo sempre… gratidão…. Dione meu eterno respeito e admiração e desculpe pelo que fiz… sei que não tem perdão mas foi o q sobrou nesse dia infeliz dos meus 40 anos… agradecer sempre meus amigos e meus irmãos por tudo… vou estar em algum lugar q não sei onde… Sarah isso tudo infelizmente não era o que queria… só queria a verdade e o respeito que você infelizmente não teve e ainda com uma pessoa desqualificada e malandro que existe em nossa cidade…

Perdão a Deus, Jesus Cristo, Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita de Cássia que rogue por mim e que se existir o mínimo de compaixão me perdoa… Fiz isso com coração dilacerado e não sei mais o que dizer…. agradecer também a minha cunhada Laura pessoa íntegra e de um coração enorme.. bjo nos pequenos e cuide de todos.. você é capaz e de uma fé que vejo em poucas pessoas… Fiquem com Deus… e me perdoem porque era exatamente a última coisa que eu esperava na vida e da minha Vida foi o que aconteceu hoje… fiquem todos com Deus”.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.