Bolsonarista Wallace é suspenso do vôlei por 5 anos após incitar violência contra Lula

Atualizado em 2 de maio de 2023 às 13:42
Jogador de vôlei Wallace Leandro segurando arma
Foto: Reprodução/Redes sociais

O Conselho de Ética do COB (Comitê Olímpico do Brasil) decidiu aumentar a suspensão do bolsonarista Wallace para cinco anos. Ele estava afastado das competições oficiais de vôlei por 90 dias, mas o colegiado decidiu aumentar a punição por incitar ataques e sugerir tiros contra o presidente Lula pelas redes sociais. A informação é da coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

O jogador disputou a final da Superliga de vôlei mesmo após decisão que o suspendia de jogar pela seleção brasileira por um ano. O conselho decidiu também suspender a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por seis meses do sistema do COB por descumprir a determinação.

O colegiado do comitê aponta que a CBV “não apenas utilizou-se de artifícios para descumprir a decisão do Comitê Olímpico do Brasil, como permitiu a inscrição do atleta em jogo por ela promovido, desconsiderando decisão da entidade”.

Com isso, os repasses financeiros e o auxílio material para a confederação serão suspensos durante o período. O presidente em exercício da CBV, Radamés Lattari Filho, também foi afastado da função e de todas as atividades esportivas vinculadas ao COB por um ano.

Wallace conseguiu uma liminar no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para disputar as finais da Superliga. A CBV acionou o CBMA (Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem) e permitiu que o bolsonarista jogasse. O Conselho de Ética do COB então alertou que o descumprimento da decisão poderia gerar “gravíssimas sanções”.

O conselho ainda determinou que o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Ministério dos Esportes, o Banco do Brasil e o Tribunal de Contas da União (TCU) sejam avisados da decisão “para fins de cancelamento de todo e qualquer financiamento ou ajuda material à referida Confederação”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link