Bolsonaristas ameaçam jornalista com faca em acampamento golpista no litoral de SP

Atualizado em 10 de janeiro de 2023 às 8:45
Bolsonarista com faca em Praia Grande, SP – Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal

O repórter fotográfico Matheus Tagé, do Grupo Tribuna, foi ameaçado por três simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após tirar fotos do acampamento golpista sendo desmontado em frente à Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

De acordo com informações do G1, um dos apoiadores do ex-capitão estava com uma faca enquanto intimidava o profissional. O episódio aconteceu na Avenida Marechal Mallet, no bairro Canto do Forte.

“Cheguei lá com o carro ‘descaracterizado’ e sem crachá, pois já sabemos como essas coisas funcionam. Quando eles me viram fotografando, vieram na minha direção perguntando o que eu estava fazendo, quem era e onde trabalhava”, disse Tagé.

Matheus também aponta que mesmo que na rua, os bolsonaristas o impediram de tirar as fotos: “Disseram que não autorizavam as fotos e expliquei que estava na rua e poderia fotografar sem pedir autorização. Me ameaçaram dizendo que o ‘bicho ia pegar’ se publicasse fotos dos rostos deles”.

Ele também lembrou que um policial militar que estava próximo ao local o chamou para conversar longe dos golpistas e o aconselhou a deixar o local: “Me perguntou onde eu trabalhava e pediu meu documento, mas devolveu depois. Perguntei a ele se tinha feito algo errado, e me disse que não, mas recomendava que eu ‘fosse embora’ por conta do ‘clima’ que estava ali”.

Em seguida, após deixar o local, Matheus disse que foi perseguido pelos bolsonaristas. “Vieram atrás de mim e me filmaram com os celulares. Eu estava nervoso na hora, mas consegui entrar [no veículo] e ir embora”, disse.

É uma situação absurda, lamentável e antidemocrático. Você não pode exercer o jornalismo? A gente fica com medo de sair na rua. Não podemos tolerar nem uma gota de intolerância e de violência que impeça o nosso livre e democrático trabalho jornalístico”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link