Bolsonaristas e aliados de Lula travam batalha nas redes após ação do TSE que pode tornar Bolsonaro inelegível

Atualizado em 28 de junho de 2023 às 7:01
Bolsonaro com as mãos no rosto e expressão de confusão
Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (27), a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que o ministro Benedito Gonçalves votou pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repercutiu nas redes sociais e colocou políticos em lados opostos de uma batalha.

Enquanto aliados do ex-presidente, como a senadora Damares Alves (Republicanos) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), defendiam o político do Partido Liberal, integrantes da base aliada ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebraram o voto do magistrado.

“E NADA MUDA! É O MEU LÍDER! Independente do resultado do julgamento do TSE, Bolsonaro continuará sendo nosso líder maior. Em 2024 o Brasil verá, nas urnas, o quão forte e grande continua o Capitão”, publicou Damares, ex-ministra da gestão anterior.

Ainda no Twitter, Flávio, um dos filhos de Bolsonaro, postou: “Vão tentar parar Bolsonaro, mas não o que ele deixou. Seu legado vai muito além, deixou lideranças que jamais desistirão do nosso Brasil”.

Já o deputado estadual Gil Diniz (PL), lembrou do episódio da facada. “Tentaram matar fisicamente, agora estão tentando matar politicamente. E o amigão do Maduro, que manda torturar opositores na Venezuela, manda uma dessas sobre trocar ódio por amor”, escreveu ele.

Por outro lado, aliados do presidente Lula comemoraram a ação. O relator Benedito Gonçalves foi o primeiro a votar, mas o julgamento será retomado apenas na próxima quinta-feira (28), com os votos dos demais ministros.

“O ministro relator Benedito Gonçalves diz em seu voto que Bolsonaro IDEALIZOU e ajudou a organizar a ilegalidade. Hoje é Bolsonaro inelegível, mas a gente quer ver esse golpista é na cadeia”, publicou o deputado federal André Janones (Avante).

O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) também se manifestou: Efeitos antidemocráticos
+ Discursos violentos + Mentiras + Em xeque a credibilidade da Justiça Eleitoral = Bolsonaro inelegível”.

Já outro deputado federal, Lindbergh Farias (PT), definiu o relatório de Gonçalves como “demolidor”: “Relatório de Benedito Gonçalves, do TSE, é demolidor contra Bolsonaro. Mostra de forma fundamentada e didática todas as atrocidades que ele cometeu contra as urnas e o sistema eleitoral. Um primor, que vai pavimentar a inelegibilidade do ex-presidente golpista!”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link