Bolsonaristas fazem criança mostrar careca para provar câncer e poder passar

Atualizado em 2 de novembro de 2022 às 18:03
Bolsonaristas realizam bloqueios nas rodovias do país
Foto: Anderson Coelho/AFP

Os manifestantes bolsonaristas que protestam nas rodovias de Santa Catarina contra o resultado das eleições obrigaram crianças com câncer a caminho do hospital a provar que estão doentes para conseguir passar pelos bloqueios, mesmo dentro de ambulâncias.

A mãe de um menino de 4 anos, que viajava de Lages, na Serra catarinense, a Florianópolis, contou à médica Amanda Ibagy que precisou tirar a touca da criança para mostrar a careca dele, consequência do tratamento contra a leucemia.

“Essa criança estava na ambulância do município e pediram para a mãe se tinha como provar o câncer. Ela mostrou a cartinha, que entregamos para os pacientes ter prioridade em outras unidades se precisarem, e tirou a touquinha. Estava super nervosa”, disse a médica.

Quando o menino chegou ao hospital estava com hemoglobina baixa e precisou fazer transfusão de sangue, além da quimioterapia, relatou a médica. De acordo com ela, todos os pacientes foram atendidos.

A situação ocorreu na manhã de terça-feira (1º), durante a paralisação e bloqueios organizados no estado por pessoas que não aceitam o resultado das urnas.

A médica diz ainda que ao menos cinco pacientes da Serra, Litoral Norte e Grande Florianópolis precisam enfrentar os bloqueios para receberem os tratamentos.

“Temos uma paciente da região que chega ao hospital em meia-hora, mas saiu de casa às 5h para garantir que a menina chegasse ao hospital [a tempo de fazer o tratamento]. O desgaste é enorme para essas famílias. Tu já tem um filho com câncer e ainda tem que se preocupar com isso”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link