Bolsonaristas não querem Datena no Senado e criam racha em campanha

Atualizado em 4 de junho de 2022 às 15:31
Apresentador Datena
Datena vive racha dentro do bolsonarismo
Foto: Reprodução/CNN Brasil

Diversos bolsonaristas do núcleo duro da campanha de Jair Bolsonaro (PL) já avisaram que não querem José Luiz Datena (PSC) como o candidato ao Senado por São Paulo. Isso causou um racha na campanha presidencial no estado e envolveu o nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo do estado.

Segundo apurou o DCM, é justamente este racha o responsável por fazer Datena dar a entender neste sábado (04) que desistiria de concorrer. Horas depois, no entanto, ele voltou atrás e “desistiu de desistir”. A reportagem ouviu de fontes ligadas ao apresentador que o segundo vídeo, quando ele reafirma ser pré-candidato ao Senado, foi gravado após uma longa conversa com Tarcísio, que convenceu o aliado a permanecer na disputa.

Datena estaria profundamente chateado com bolsonaristas do estado, que estão tentando demover Bolsonaro de apoiá-lo na disputa. Para muitos deles, o titular do Brasil Urgente não é ideológico e não representará o presidente se vencer. No caso de uma derrota do candidato a presidente, o grupo argumenta que o apresentador migraria para o lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rapidamente.

Ao saber disso, Datena se sentiu desprestigiado e decidiu que iria desistir. Mas Tarcísio não aceita uma mudança de postura do grupo porque isso o prejudicaria na visão do pré-candidato ao governo. O ex-ministro entende que ter o apresentador da Band ao seu lado vai ajudá-lo a fazer seu nome ser conhecido rapidamente e dará credibilidade, principalmente porque Bolsonaro tem visto sua rejeição crescer no estado.

A ala paulista dos bolsonaristas ideológicos queriam que o candidato do presidente fosse Paulo Skaff, que consideram muito mais fiel. A possibilidade de apoiar Janaína Paschoal (PRTB) está totalmente descartada porque o próprio Bolsonaro afirmou não confiar na advogada.

Fontes ouvidas pela reportagem garantem que, neste momento, Datena é candidato, mas tudo pode mudar a qualquer momento. A instabilidade dele é que tem assustado Tarcísio e servido de esperança para a ala que o detesta.