Destaques

Bolsonaristas ocupam o Palácio da Alvorada no dia da diplomação de Lula

Bolsonaristas se reúnem em frente ao Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na madrugada desta segunda-feira (12), os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ocuparam o gramado do Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República, para continuar as manifestações golpistas contra a vitória e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que, na tarde desta segunda, agora, foi diplomado presidente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em vários grupos de extrema-direita do Telegram e em outras redes sociais, os bolsonaristas informaram que os portões do Alvorada foram abertos durante a noite para que eles se aproximassem da residência do ex-capitão. Segundo os manifestantes, a primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), mandou servir lanches e refrigerantes para o pessoal que está participando dos protestos.

Ainda assim, a alta movimentação de bolsonaristas em canais do Telegram entrou em colapso. O resultado das urnas afetou diretamente o volume de compartilhamentos que geram desinformações. Sites de extrema-direita excluíram mais da metade de seus links após as eleições.

Nas redes sociais, circulam vários vídeos em que simpatizantes do chefe do Executivo aparecem entrando no gramado do Alvorada e aparecem “convocando” outros apoiadores golpistas para que se dirijam ao local.

Os golpistas também divulgaram mensagens convocando mais apoiadores para o protesto antidemocrático e subiram a hashtag “Alvorada” no Twitter. O bolsonarista Sérgio Camargo (PL), o ex-presidente da Fundação Palmares, foi um dos manifestantes conhecidos que incitaram os apoiadores de Bolsonaro a irem até o local.

“O Palácio da Alvorada, de portões abertos, está no topo do Twitter e humilha a diplomação. Bolsonaro tem o povo”, escreveu o ex-presidente da fundação.

Na tarde deste domingo (11), o chefe do Executivo, por sua vez, foi cumprimentar os apoiadores que já estavam na área externa do Alvorada e participou de uma oração, mas, novamente, se manteve em silêncio absoluto. Já na sexta-feira (9), ainda assim, o presidente “provocou” os manifestantes dizendo que sua função é ser “o chefe supremo” das Forças Armadas e que os militares serão “o último obstáculo para o socialismo”.

“O destino é o povo que tem que tomar. Quem decide o meu futuro, para onde eu vou, são vocês. Quem decide para onde vai as Forças Armadas são vocês, quem decide para onde vai Câmara e Senado são vocês também”, disse na ocasião, segundo a revista Veja.

A movimentação dos bolsonaristas foi comparada por muitos internautas como sendo uma tentativa frustrada de reproduzir, no Brasil, o episódio da invasão do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em janeiro de 2021, por apoiadores do presidente Donald Trump, que estavam inconformados com a vitória de Joe Biden.

Veja:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Kaique Moraes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kaique Moraes

Recent Posts

Justiça dá 15 dias para União dar mais informações sobre as fake news de Marçal

A Justiça Federal estabeleceu um prazo de 15 dias para que a União apresente detalhes…

14 minutos ago

As ondas de doenças infecciosas que devem afetar o RS após enchentes

As consequências das inundações no Rio Grande do Sul continuarão por muito tempo. Conforme evidenciado…

42 minutos ago

Aliciando estudantes, extrema-direita avança na juventude portuguesa

As autoridades estão monitorando de perto a propagação da ideologia de extrema-direita entre os jovens…

49 minutos ago

Tragédia no RS já causou morte 143 de pessoas e 125 desaparecidos

Desde a semana passada, as chuvas incessantes que assolam o Rio Grande do Sul já…

2 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Em reunião com big techs, governo prepara ataque às fake news; RS recebe alerta de grande perigo

https://www.youtube.com/watch?v=pCbQrr15Mqs Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista os jornalistas Vinícius Segalla e…

2 horas ago

“Mais destruição de floresta é mais desarranjo climático”, diz Marina Silva

Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, afirmou que a tragédia provocada pelas chuvas no…

2 horas ago