Bolsonaristas que defendem ‘liberdade de expressão’ moveram 54 processos de censura

Atualizado em 9 de maio de 2022 às 17:39
Bolsonaristas que defendem 'liberdade de expressão'
Daniel Silveira segurando o indulto concedido por Bolsonaro
Foto: Reprodução

Deputados bolsonaristas que defendem a liberdade de expressão de Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ataques antidemocráticos, já acionaram a Justiça ao menos 20 vezes para remover conteúdos publicados sobre eles, em tentativas de censura judicial. As informações são da plataforma CTRL+X, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

No último dia 27, o Planalto intitulou como “ato cívico pela liberdade de expressão” o evento que teve ataques às eleições e ao STF, tendo como principal homenageado Daniel Silveira. Seis deputados que estiveram na cerimônia moveram 20 processos contra veículos de imprensa ou redes sociais para retirar do ar conteúdos jornalísticos.

A deputada Bia Kicis, foi a que mais apresentou ações de censura com seis processos. Carla Zambelli e Eder Mauro apresentaram quatro ações cada; Marco Feliciano registrou três; Capitão Alberto Neto protocolou duas; e Daniel Silveira, uma. Todos são correligionários de Bolsonaro no PL, com exceção de Daniel Silveira, filiado ao PTB.

Os processos tinham como principal alvo veículos de imprensa em 13 vezes. O Google foi alvo de duas ações, assim como o Facebook. O Twitter foi processado uma vez.

Quando era deputado, até 2018, Jair Bolsonaro (PL) apresentou 34 processos judiciais com esse mesmo objetivo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link