Bolsonaristas viram piada por boicote às Havaianas: “Usem tornozeleira”

Atualizado em 22 de dezembro de 2025 às 13:05
A atriz Fernanda Torres em comercial das Havaianas e montagem de tornozeleira eletrônica com o símbolo da marca. Foto: Reprodução

Bolsonaristas têm virado piada nas redes após campanha para tentar “cancelar” as Havaianas por propaganda com a atriz Fernanda Torres. Na peça publicitária, ela diz que as pessoas não devem começar o ano de 2026 com o “pé direito”, mas com “os dois pés”.

Aliados e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro têm tentado boicotar a marca, sugerindo que pessoas de extrema-direita não comprem mais os chinelos da empresa. Eles interpretaram a fala da atriz como uma provocação.

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro aderiu ao movimento e gravou um vídeo jogando suas Havaianas no lixo. “Isso não foi por acaso, muito escuro. Então, o pé direito e o esquerdo estão no lixo”, disse o filho do ex-presidente.

O empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da Havan, também atacou a empresa, mas continua vendendo modelos da marca em suas lojas. A expressão popular usada no novo comercial também esteve em uma propaganda protagonizada por Romário em 2014, mas a campanha não teve a mesma repercussão na ocasião.

“Havaianas” se tornou um dos termos mais comentados no X nesta segunda (22), com mais de 187 mil menções. Entre os posts, há perfis de esquerda zombando dos bolsonaristas e sugerindo que eles usem uma tornozeleira eletrônica ao invés de chinelos.

Alguns até sugerem que a empresa crie um modelo de tornozeleira para os apoiadores do ex-presidente. A Deputado federal Erika Hilton (PSOL-SP) zombou dos bolsonaristas e disse que os chinelos “não servem direito nos casos deles”.

Veja a repercussão:

 

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.