Bolsonaro acumula 11 infrações de trânsito, mas não é multado

Atualizado em 9 de maio de 2022 às 11:09

No último sábado (07), o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociada na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Em vídeos divulgados nas redes, ele aparece sem capacete e dirigindo à frente dos outros motoqueiros. Com isso, o presidente já soma pelomenos 11 infrações graves de trânsito.

Para um cidadão comum, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, resultaria em multa de R$ 293,47, sete pontos cada na Carteira Nacional de Habilitação, e, na suspensão direta do direito de dirigir. As infrações feitas por Bolsonaro aconteceram principalmente em passeios individuais ou motociatas promovidas por ele próprio, em que não usou capacete ou utilizou o equipamento fora das normas exigidas.

Segundo a Resolução 940 do Contran, órgão que cuida de assuntos voltada para a segurança do motociclista, “é obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior”.

Porém, o chefe do Executivo nunca foi multado ou ao menos advertido por autoridades.

De acordo com o advogado Luis Francisco Flora,  presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana da OAB/Jabaquara/SP, “é um péssimo exemplo. Até nas poucas situações em que está com capacete, ele faz uso irregular ou incompleto do equipamento, sem viseira ou óculos de proteção, ou quando há viseira mantém a mesma levantada”, declarou Flora.

“Ele infringe, em princípio, os artigos 54 e 55, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro, bem como resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, continuou.

“Além da própria vida, expõe também terceiros a riscos. O proprietário e/ou condutor é o responsável por quem ‘carrega’”, observa o advogado Luis Francisco Flora.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link