Bolsonaro ameaça abandonar Ricardo Nunes nas eleições para prefeito de SP

Atualizado em 6 de setembro de 2023 às 17:33
Bolsonaro e Ricardo Nunes sorrindo e sentados lado a lado
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não está satisfeito com a relação que tem com o prefeito da cidade de São Paulo Ricardo Nunes (MDB). O líder da extrema-direita, que tende a apoiar a reeleição de Nunes em 2024, disse que o grupo de bolsonaristas está “reavaliando a aliança com Nunes”, segundo Pedro Venceslau, da CNN Brasil.

Para o clã bolsonarista, o entendimento é que Nunes não tenha se aproximado o suficiente dele. No entanto, o entorno do prefeito paulistano julga que este não é momento de campanha, mas de fortalecer alianças com o maior número de partidos e políticos possível.

Outro fator que afasta Bolsonaro de Nunes é a possibilidade da chapa ter Kim Kataguiri (União Brasil) como vice. Antes, o MDB avaliou o nome de Marta Suplicy, secretária Municipal Relações Internacionais, ao posto, que também foi vetado pelo ex-presidente. Ele deseja que alguém da sua ala esteja em destaque na chapa de Nunes para apoiá-lo.

Seguindo a tendência da pesquisa mais recente, divulgada pelo Datafolha, é possível compreender que a associação à imagem de Bolsonaro deve causar mais rejeição que aprovação nas próximas eleições.

Com o nome ainda em construção no cenário político, Nunes passou de “prefeito fantasma” para candidato ideal da direita após se aproximar de Bolsonaro e investir quase R$ 3 milhões em propagandas na Folha de S.Paulo. Aliados do emedebista alertaram que a aliança com o ex-presidente poderia não render bons frutos há alguns meses, e a orientação foi repassada com o desenrolar das investigações sobre o desvio de joias de Bolsonaro e pessoas próximas a ele.

Marta Suplicy, secretária Relações Internacionais, e Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo. Reprodução

O temor de Ricardo Nunes, segundo o próprio CNN, é que com o distanciamento do ex-presidente, e caso os bolsonaristas lancem outro candidato à prefeitura, ele fique fora dos holofotes, e a disputa pelo pleito fique entre Guilherme Boulos (Psol), que deve ser apoiado pelo presidente Lula (PT), e esse suposto candidato da direita.

Ricardo Nunes tinha proximidade ao PSDB, tanto que chegou ao poder na cidade sendo vice de Bruno Covas, que morreu em maio de 2021. Se um terceiro candidato for lançado, a tendência é que o cenário seja o mesmo que aconteceu com Rodrigo Garcia (PSDB), que sequer foi ao segundo turno enquanto buscava a reeleição, ficando atrás de Tarcísio de Freitas (Republicanos), eleito após ser apoiado por Bolsonaro, e Fernando Haddad (PT).

O PL não tem indícios de nomes para disputar a eleição de 2024. Até o primeiro semestre de 2023, tudo indicava que Ricardo Salles seria o nome do partido. No entanto, a imagem dele derreteu após CPI do MST e denúncias de crimes como corrupção e desvio de madeira ilegal quando ocupava o cargo de ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro.

Veja a informação do CNN Brasil 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link