Bolsonaro anuncia nova internação para cirurgia um dia após Cid confirmar delação

Atualizado em 7 de setembro de 2023 às 16:55
Bolsonaro e Mauro Cid

O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que será internado na próxima segunda-feira, dia 11 de setembro, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O motivo é a realização de sua sexta cirurgia para correção de alças intestinais, um procedimento decorrente da facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018.

Segundo Fábio Wajngarten, advogado e assessor de Bolsonaro, seu cliente está agendado para realizar ainda outras duas cirurgias. Uma delas será para a correção de uma hérnia de hiato, que tem causado refluxo e soluços constantes. Se não houver intercorrências, Bolsonaro também deverá passar por um terceiro procedimento para corrigir um desvio de septo, que tem afetado sua respiração e qualidade de sono.

As cirurgias estão marcadas para a terça-feira (12). No entanto, ainda não há estimativas sobre o tempo de recuperação ou previsão de alta.

O comunicado ocorre um dia depois de seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, ir ao STF confirmar que fará a delação. 

O juiz Marco Antônio realizou uma audiência com Cid e seu advogado para verificar se ele realmente quis fazer delação à PF, que aceitou fechar um acordo com ele. Agora, o ministro do STF Alexandre de Moraes vai analisar se homologa ou não a colaboração.

Cid deu depoimentos à PF nos últimos 20 dias. O Ministério Público Federal ainda será ouvido sobre as condições para o acordo a ser firmado.