Bolsonaro volta ao ataque e detona Alexandre de Moraes

Atualizado em 9 de dezembro de 2021 às 17:38
Jair Bolsonaro em entrevista sem máscara
Bolsonaro volta a atacar STF

Praticamente três meses depois da chamada “Declaração à Nação”, que selou uma trégua com os outros Poderes, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Segundo Bolsonaro, o magistrado comete “abusos” e está “no quintal de casa”.

Em entrevista ao jornal “Gazeta do Povo”, o presidente criticou a decisão de Moraes de abrir inquérito sobre a live em que ele fez uma falsa associação entre vacinas contra covid-19 e o desenvolvimento de aids.

“É um abuso. É o que eu disse: ele está no quintal de casa. Será que ele vai entrar? Será que ele vai ter coragem de entrar? Não é um desafio para ele. Quem está avançando é ele; não sou eu”, disse Bolsonaro.

O presidente afirmou que há pessoas cruzando as quatro linhas da Constituição. “Estamos cada vez mais nos preparando para buscar o ponto de inflexão nisso, que não chegou ainda. Espero que essas pessoas não avancem mais”, declarou.

Bolsonaro disse que o novo ministro do STF André Mendonça, indicado por ele e aprovado na semana passada em sabatina no Senado, irá votar com o governo no julgamento do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Leia também:

1- Ciro agradece a Porchat pelo apoio

2- Traficantes torturaram crianças desaparecidas, afirma polícia

3- TST elege ministro como novo presidente da Corte

Novo confronto entre Moraes e Bolsonaro

Bolsonaro também disse que a Corte ameaçou o governo ao exigir o passaporte da vacina no País. Os protocolos anunciados ontem permitem a entrada de viajantes não imunizados contra a covid-19 no Brasil, com realização de quarentena de cinco dias e apresentação de teste negativo para o coronavírus no final do período.

“O STF estava ameaçando, via Barroso. Se a gente não exigisse passaporte vacinal, ele exigiria numa canetada. Colocamos PCR com uma quarentena, acho que satisfez. Da minha parte, eu não tomei vacina e não vou tomar”, disse o presidente.