Bolsonaro avança entre ‘vulneráveis’ de renda, mas Lula se isola entre “seguros”, diz pesquisa

Atualizado em 6 de agosto de 2022 às 7:33
Montagem de fotos de Jair Bolsonaro e Lula, os dois sérios
Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) – Reprodução/Instagram

De acordo com a pesquisa mais recente do Datafolha, do final de julho, as intenções de voto no presidente Jair Bolsonaro (PL) subiram numericamente entre os chamados vulneráveis, pessoas com baixa renda e instabilidade financeira.

No entanto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ultrapassou o atual chefe de governo na parcela da população classificada como segura, com maior renda e estabilidade. Porém, essas variações ocorreram dentro das margens de erro da sondagem para os dois grupos: três pontos percentuais para os vulneráveis e cinco para os seguros.

Anteriormente, Bolsonaro perdia de 57% a 19% entre os vulneráveis, diferença que foi reduzida para 54% a 24%. Já o candidato petista, que ficava para trás nas intenções de voto da população mais abastada com 35% contra 38%, agora aparece na frente do oponente, liderando com 40% contra 33%.

O levantamento foi feito com 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho, antes da saída de André Janones (Avante) da disputa. Nessa pesquisa, o Datafolha levou em consideração, além de quanto o eleitor ganha mensalmente, seu tipo de ocupação, oferecendo uma análise mais completa do perfil do entrevistado. Segundo o instituto, as duas variáveis têm grande influência no voto.

Outros três grupos também foram considerados na análise: os resilientes, entre os quais Lula lidera com folga; os amparados, grupo que se divide entre os dois candidatos; e os superseguros, única parcela do eleitorado que ainda prefere Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link