Bolsonaro cede a Nunes Marques e muda indicação ao STJ

Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 11:03
Jair Bolsonaro olhando para o lado e rindo, vestindo casaco preto
Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução/Instagram

O Diário Oficial desta segunda-feira (01/08) foi publicado com os nomes dos dois novos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ): Messod Azulay Neto, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) e o desembargador Paulo Sérgio Domingues do TRF-3. Eles vão agora para aprovação do Senado Federal.

Domingues representa uma surpresa e ficou com a vaga que era dada como certa para o desembargador Ney Bello, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). A indicação do desembargador do TRF-3 representa uma vitória do ministro Nunes Marques, do STF (Superior Tribunal Federal) junto ao governo.

A reviravolta que retirou o nome de Ney Bello, favorito até dias atrás, ocorreu devido a um veto do ministro ao nome do antigo colega de TRF-1.

A crise começou ainda na quinta-feira (28) quando aliados do presidente informaram Nunes Marques que Bolsonaro faria as indicações. Desde então, o ministro deixou claro que era contrário. As diferenças entre Nunes Marques e Ney Bello teriam começado em 2020, na época da indicação do ministro ao STF. Depois disso, os dois nunca mais tiveram proximidade.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link