
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve visitar Jair Bolsonaro na Papudinha, em Brasília, na quinta (29). No encontro, o ex-presidente pretende pedir um envolvimento mais direto do aliado na pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República.
Segundo a CNN Brasil, Bolsonaro quer que Tarcísio entre “de cabeça” na campanha, como forma de consolidar a unidade da direita para enfrentar Lula nas próximas eleições. No entorno do ex-presidente, a avaliação é de que a candidatura de Flávio só ganha tração com um engajamento mais visível de lideranças estaduais. Com Tarcísio, o objetivo do capitão é trazer a Faria Lima para o colo da extrema-direita que não sabe comer de garfo e faca e espalha farofa do frango no colo.
A visita ocorre após um desgaste recente entre Bolsonaro e o governador paulista. Na semana passada, Tarcísio cancelou uma ida previamente marcada à Papudinha, alegando compromissos de agenda, o que gerou críticas internas sobre sua participação considerada insuficiente na articulação política em torno do filho do ex-presidente.

Inelegível, Bolsonaro já definiu Flávio como seu herdeiro político. Em carta divulgada no fim do ano passado, apresentou o senador como o nome da direita para disputar o Planalto, abrindo caminho para uma estratégia de construção gradual da candidatura até 2026.
Nesse desenho, Tarcísio é visto como peça-chave para que Flávio consiga apoio do centro. Ao mesmo tempo, aliados defendem que o governador permaneça candidato à reeleição em São Paulo, considerado o principal colégio eleitoral do país.
O apoio do governador paulista é tratado como estratégico para equilibrar o chamado “ônus e bônus” do sobrenome Bolsonaro. Enquanto o nome ainda mobiliza uma base expressiva, também enfrenta forte rejeição.