Bolsonaro cometeu crime eleitoral e pode ficar inelegível, diz jurista ao DCM

Atualizado em 26 de julho de 2022 às 15:59
Para especialista, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime eleitoral. Imagem: Reprodução
Para especialista, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime eleitoral. Imagem: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime eleitoral e pode ficar inelegível, é o que diz um especialista em direito eleitoral disse ao DCM. A prática teria ocorrido ao participar de um culto ao lado do ex-senador Magno Malta, no Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (09).

“Isso é caracterizado como abuso de poder político. Com isso pode ser provocado pelo MP e abre-se uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral). A condenação é inelegibilidade. É uma conduta muito grave. E há precedentes de cassação de prefeitos, vereadores e até deputados”, afirmou o jurista.

O evento foi uma celebração pela chegada das águas do Rio São Francisco ao estado. Após uma espécie de culto, o ex-senador Magno Malta fez campanha antecipada e pediu votos para Bolsonaro.

“Nós precisamos reconduzir esse homem ao poder, à reeleição. Depois dele, outro conservador e depois outro conservador. Porque… Quem quer se tornar Venezuela e Argentina levante a mão. Quem quer ficar debaixo de um regime chinês levante a mão”, disse Malta.

Leia mais:

1. Lula passou Bolsonaro em presença virtual pela 1ª vez; veja números

2. Como o racismo americano influenciou Hitler

3. Pesquisa fake diz que Bolsonaro lidera em todos os estados

Magno Malta e Bolsonaro cometeram crime eleitoral

De acordo com um jurista entrevistado pelo DCM, a conduta do mandatário brasileiro viola o artigo 73, paragrafo 10, na lei das eleições. No entanto, não existe precedente de cassação de um presidente por causa disso. Dessa forma, não é possível saber se a Justiça Eleitoral cassaria Bolsonaro no caso de ele se reeleger.

O DCM ouviu fontes que confirmaram também a existência de outra possibilidade. Se a Justiça Eleitoral for provocada com provas da prática de crime, ela pode julgar procedente e Bolsonaro sequer conseguir registrar sua candidatura, ficando impedido de concorrer a um segundo mandato.

Veja um trecho do evento no vídeo abaixo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link