
O Ipespe divulgou neste sábado (10) pesquisa trazendo novos números da corrida presidencial. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando com 44%. Em segundo lugar, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36% das intenções de voto. O presidente oscilou positivamente um ponto.
Na última pesquisa, divulgada em 3 de setembro, Lula havia oscilado positivamente um ponto, chegando aos mesmos 44%. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tinha 35%, mesmo patamar do levantamento anterior, divulgado pelo instituto no final de agosto.
Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Em seguida, estão Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.
Outros seis candidatos incluídos na pesquisa foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 1%: Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB).
Os nomes de Sofia Manzano (PCB) e Pablo Marçal (Pros) – que teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – constavam da lista de candidatos, mas não foram citados.
Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não votarão em nenhum candidato somam 3%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.
No segundo turno, Lula vence Bolsonaro com 52% dos votos contra 39%. Em votos válidos. o petista chega a 57,14% das intenções. O atual mandatário tem 42,86%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.
O levantamento, realizado por telefone, ouviu 1.100 pessoas entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e a sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07606/2022.