Em 2021, o poder de compra do brasileiro voltou a ser assombrado por uma inflação de dois dígitos. Nos 12 meses do ano passado, o IPCA acumulou variação de 10,06%. Sem ideia de como administrar o país, o presidente Jair Bolsonaro resolveu jogar a culpa do fracasso econômico toda para o ministro Paulo Guedes.
Segundo dados do IBGE, a alta é a maior para o período de janeiro a dezembro desde 2015. Bolsonaro, por sua vez, insiste em acreditar que o aumento ocorre por causa da pandemia da Covid-19, apesar de entender que a inflação do Brasil está muito acima dos outros países.
Insatisfeito, o presidente faz de tudo para se livrar da culpa. “O presidente não gosta mais do Guedes, porque ele não sabe nada. Se for reeleito, com certeza o Guedes sairá do governo. É um fracasso total”, disse um deputado do Centrão ao DCM.
Leia também:
1- Faustão na Band terá carta na manga para vencer Globo
2- VÍDEO – Negacionista perde o controle e grita para Doria: “Tentando colocar vacina nas crianças”
3- VÍDEO: Fábio Faria tenta se justificar de novo por evento com foragido e se enrola
Guedes contraria Bolsonaro
Com a economia brasileira no lixo, Bolsonaro, em busca de apoio para as eleiçõs, prometeu um reajuste salarial a policiais federais. Guedes se manifestou contra. Porém, o foco ficou na pressão de outros servidores.
O ministro alertou o presidente para o fato de que conceder o reajuste apenas para uma categoria vai aumentar a pressão em outros setores e que, por isso, o melhor é não aumentar os salários de nenhum servidor.
Por sua vez, os agentes federais e rodoviários, que tinham uma promessa de aumento do presidente, reagiram a um possível recuo. Membros das corporações já falam em “traição”, caso ele descumpra o compromisso firmado no ano passado.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.