Bolsonaro dá recado no WhatsApp sobre golpe: “Militares vão seguir Exército”

Atualizado em 25 de junho de 2022 às 15:04
Bolsonaro com militares
Bolsonaro com militares – Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu o tom neste sábado (25) e avisou que, em caso de golpe, ele tem certeza que a Polícia Militar deverá seguir a ordem do Exército. O recado foi dado em um grupo de whatsapp que ele faz parte com apoiadores. O presidente compartilhou uma imagem em que fala sobre o apoio de militares num possível golpe.

Segundo o jornalista Lauro Jardim de O Globo, o presidente compartilhou a imagem num grupo de apoiadores, como um claro sinal de que pretende dar um golpe de estado. A imagem não deixa dúvidas sobre o que pensa Bolsonaro. “A Polícia Militar seguirá o exército em caso de ruptura institucional”, diz parte do texto, que é atribuído a Amebrasil (Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil).

Outra parte do texto cita textualmente o coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, mas não há registro de que ele tenha dito essa frase em algum lugar de modo oficial. Ao contrário do que Bolsonaro vem insinuando, políticos dizem que, nos bastidores as Forças Armadas já deixaram claro que não pretendem embarcar numa aventura golpista, ao mesmo tempo em que o presidente não conta mais com apoio integral dos militares.

As ameaças de Bolsonaro contra a democracia vão subindo de tom a cada dia que as eleições se aproximam e ele não consegue reagir. Pesquisa Datafolha desta semana mostrou que ele está bem atrás de seu principal adversário, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera com 47% e tem 53% dos votos válidos, números confortáveis para vencer no primeiro turno.

Bolsonaro golpe
Mensagem golpista encaminhada por Bolsonaro em um grupo de WhatsApp – Foto: Reprodução