VÍDEO: Bolsonaro diz que manterá “neutralidade” sobre guerra na Ucrânia

Atualizado em 27 de fevereiro de 2022 às 19:38
Bolsonaro diz que manterá "neutralidade" sobre guerra na Ucrânia. Foto do presidente sentado em uma mesa dando entrevista coletiva.
Bolsonaro disse que “não vai tomar partido”. Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em entrevista que manterá a “neutralidade” sobre guerra na Ucrânia. A posição do chefe do Executivo vai na contramão dos demais líderes mundiais, que mobilizam seus esforços militares para auxiliar os países na guerra. O mandatário também  afirmou que teve uma conversa de duas horas com Vladimir Putin sobre os conflitos.

Bolsonaro disse que “ninguém quer usar a guerra, ninguém quer usar a pólvora, todo mundo prefere usar a saliva, mas você não sabe o que acontece pro lado de lá. O mundo se preocupa com ele sim, um conflito, ainda mais indo pra área nuclear. O mundo todo vai sofrer com isso aí. Não interessar para ninguém seria um suicídio”.

Na ONU, as posições do embaixador brasileiro, Ronaldo Costa Filho, têm sido favoráveis à Ucrânia, como o apoio à resolução que critica os ataques da Rússia ao vizinho e a formação de uma reunião de emergência amanhã (28).

Leia mais:

1 – Eduardo Bolsonaro aplaude distribuição de armas a civis na Ucrânia

2 – Palhaço por palhaço, Bolsonaro é pior que Zelensky. Por Daniel Cara

3 – Flávio atua como líder informal de Bolsonaro no Senado

Bolsonaro diz que Brasil se manterá neutro em relação à guerra na Ucrânia

O atual chefe do Executivo disse que o Brasil não apoiará nenhum dos dois países e continuará na neutralidade. “Nós não vamos tomar partido, vamos continuar pela neutralidade e ajudar no que for possível na busca da solução. Espero que isso se resolva nos próximos dias, porque todo mundo tem a perder, inclusive quem não entrar na guerra”.

Perguntado sobre a situação na região em relação à ocupação da Ucrânia pela Rússia, Bolsonaro disse que os ucranianos também falam russo. “Grande parte da população da Ucrânia fala russo, uma parte considerável. São estados, praticamente países irmãos.”

O presidente concluiu afirmando sobre o papel do Brasil no conflito. “Qual é a minha posição? Tudo o que eu posso fazer, eu fiz e continuo fazendo.”

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram clique neste link