Bolsonaro defende viagem para a Rússia: “Não fomos para tomar partido”

Atualizado em 19 de fevereiro de 2022 às 21:06
Bolsonaro irrita EUA em aproximação com rússia. Ele aperta a mão de Vladimir Putin, os dois usam ternos pretos, Bolsonaro com gravata azul e Putin com gravata vermelha. Ao fundo, há algumas bandeiras, incluindo a do Brasil.
Aproximação de Bolsonaro com Putin irritou os EUA. Foto: alan Santos / Planalto

O presidente Jair Bolsonaro resolveu se defender na última sexta-feira (18) sobre a viagem que fez a Moscou. Ele afirmou que não escolheu nenhum lado ao se solidarizar com a Rússia. Ontem, a Casa Branca criticou o governo brasileiro, declarando que o país teria tomado partido.

Militares russos estão na fronteira com a Ucrânia, podendo ocorrer uma guerra a qualquer momento. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, tem dito que Vladimir Putin irá invadir o território ucraniano a qualquer momento. Já a Rússia nega que irá invadir a região.

Durante sua passagem por Moscou, Bolsonaro afirmou ao lado de Putin, no Kremlim, que se solidarizava com a Rússia. Tal declaração irritou os membros do governo estadunidenses. Interlocutores de Biden dizem que a viagem do presidente brasileiro aconteceu em um momento “ruim” e que o Brasil “parece estar do outro lado”.

Leia mais:

1 – Até Bolsonaro reconhece: “No tempo do Lula carne era mais barata”

2 – Bolsonaro convida ao Brasil príncipe saudita que mandou esquartejar jornalista

3 – Aras pede para STF arquivar segundo processo contra Bolsonaro em 24h

Bolsonaro reforçou aliança com Putin

Em live feito ontem, o governante voltou a elogiar Putin. “Estou muito feliz, grato ao presidente russo. A gente pede a Deus que tenhamos paz na região. Até falei lá que o mundo é a nossa casa e que Deus está acima de todos. Falei a mensagem de paz. Não fomos para tomar partido de ninguém”, declarou.

“A nossa missão tinha um objetivo específico. Alguns levaram para um lado que estou apoiando A, B ou C, ‘não devia fazer isso, devia fazer aquilo’. Teve crítica, bastante. Viemos para cá, ficaram, realmente, boas impressões e bons negócios”, completou o presidente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link