Bolsonaro desiste de recuperar passaporte e ir a evento de extrema-direita nos EUA

Atualizado em 16 de fevereiro de 2024 às 15:56
Os ex-presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro nos Estados Unidos. Foto: Tom Brenner/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro desistiu de recuperar seu passaporte, apreendido pela Polícia Federal no último dia 8, e participar de evento de extrema-direita nos Estados Unidos no próximo fim de semana. Ele, que chegou a entrar com um recurso na Justiça para tentar reaver o documento, agora considera a hipótese impossível.

Segundo a CNN Brasil, aliados do ex-presidente disseram que seus advogados tinham esperanças de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolvesse o documento, mas atualmente descartam a ideia.

Bolsonaro participaria da Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC, na sigla em inglês). O evento de extrema-direita será realizado entre os dias 21 e 24 deste mês nos EUA e terá a presença do ex-presidente americano Donald Trump e do mandatário Argentino, Javier Milei.

O ex-presidente participaria novamente da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) nos EUA. Foto: Roberto Schmidt/AFP

Além do passaporte retido, outro fator que motivou a desistência de Bolsonaro foi seu ato na Avenida Paulista, que ocorre no próximo dia 25. Ele avalia que seria inviável deixar os EUA no sábado (24) e voltar a tempo para o evento.

Investigado por participar de organização criminosa que planejou golpe de Estado para mantê-lo no poder, o ex-presidente teve o passaporte apreendido durante operação da Polícia Federal contra ele e seus aliados no último dia 8.

Na última quarta (14), seus advogados pediram a devolução do documento ao ministro do STF, alegando que ele tinha viagens agendadas para o exterior. Sua defesa também argumentou que não existem, até o momento, elementos que justifiquem a retenção do passaporte.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.