Bolsonaro desiste de recuperar passaporte e ir a evento de extrema-direita nos EUA

Atualizado em 16 de fevereiro de 2024 às 15:56
Os ex-presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro nos Estados Unidos. Foto: Tom Brenner/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro desistiu de recuperar seu passaporte, apreendido pela Polícia Federal no último dia 8, e participar de evento de extrema-direita nos Estados Unidos no próximo fim de semana. Ele, que chegou a entrar com um recurso na Justiça para tentar reaver o documento, agora considera a hipótese impossível.

Segundo a CNN Brasil, aliados do ex-presidente disseram que seus advogados tinham esperanças de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolvesse o documento, mas atualmente descartam a ideia.

Bolsonaro participaria da Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC, na sigla em inglês). O evento de extrema-direita será realizado entre os dias 21 e 24 deste mês nos EUA e terá a presença do ex-presidente americano Donald Trump e do mandatário Argentino, Javier Milei.

O ex-presidente participaria novamente da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) nos EUA. Foto: Roberto Schmidt/AFP

Além do passaporte retido, outro fator que motivou a desistência de Bolsonaro foi seu ato na Avenida Paulista, que ocorre no próximo dia 25. Ele avalia que seria inviável deixar os EUA no sábado (24) e voltar a tempo para o evento.

Investigado por participar de organização criminosa que planejou golpe de Estado para mantê-lo no poder, o ex-presidente teve o passaporte apreendido durante operação da Polícia Federal contra ele e seus aliados no último dia 8.

Na última quarta (14), seus advogados pediram a devolução do documento ao ministro do STF, alegando que ele tinha viagens agendadas para o exterior. Sua defesa também argumentou que não existem, até o momento, elementos que justifiquem a retenção do passaporte.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link