Bolsonaro fala mal da CoronaVac e é desmentido por Queiroga: “Nos ajudou”

Atualizado em 16 de setembro de 2021 às 19:30
Bolsonaro
Bolsonaro em live

O presidente Jair Bolsonaro voltou a prestar desinformação em sua live desta quinta-feira (16). Ele tentou descredibilizar a eficácia da CoronaVac e acabou sendo desmentindo pelo ministro da Saúde.

“A vacina é segura e diminuiu com os óbitos”, afirmou Marcelo Queiroga. “Mais ou menos, né? Quem tomou a CoronaVac tá morrendo”, declarou o presidente. Neste momento, o chefe da pasta da Saúde interrompeu o chefe do poder executivo federal para desmenti-lo ao vivo.

“Nos ajudou no começo, presidente. Agora os idosos estão tomando dose de reforço. – Queiroga”, relatou o ministro. Vale ressaltar que o Governo Federal mandou suspender a imunização de adolescentes em todo país.

Mais cedo, numa coletiva de imprensa igualmente lamentável, o ministro da Saúde de Bolsonaro, Queiroga, seguiu o roteiro do extremista e disse que os estados estão vacinando muito rápido.

Leia mais:

1 – Facebook anuncia ‘parceria’ com veículos de notícias e mídia independente é excluída

2 – André Mendonça fala sobre possibilidade de desistir do STF: “Sem chances”

3 – Técnicos da Anvisa defendem vacinação de adolescentes, ao contrário do Ministério da Saúde

Queiroga, ministro de Bolsonaro, fala sobre os estados

O titular da pasta disse que a aplicação da vacina contra Covid-19 em adolescentes foi feita de maneira “intempestiva” e criticou estados por não seguirem as orientações federais.

De acordo com Queiroga, estados estariam aplicando vacinas de outros fabricantes além da Pfizer, que é o único autorizado pela Anvisa para menores de idade. “Sigam a recomendação do PNI [Plano Nacional de Imunização], não apliquem vacinas que não têm autorização da Anvisa”, disse. “Não vamos aceitar isso. Temos compromisso com todos os brasileiros, mas em especial com os adolescentes, que são o futuro dessa nação”.

Segundo ele, quase 3,5 milhões de adolescentes já receberam o imunizante. “Três milhões e meio que receberam a vacina de forma intempestiva”, classificou.

Ontem à noite, a pasta suspendeu a vacinação para adolescentes sem comorbidades. Alguns estados já estavam aplicando o imunizante nessa população, enquanto outros previam começar hoje.

Confira o vídeo: