Bolsonaro deve ficar inelegível e preso, diz coordenador do Prerrogativas

Atualizado em 30 de dezembro de 2022 às 8:24
Coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho. Foto: Reprodução

O coordenador do Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, disse em entrevista a Veja na quinta-feira (29) que a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) “é a melhor resposta para o flagrante abuso de poder econômico, político e religioso”. Ele ainda disse que o atual mandatário deve responder os processos em curso na Justiça e ser preso, mas que está pessimista em relação a detenção de Bolsonaro.

(…) Quais processos exigem uma atenção maior? São vários. A compra com dinheiro vivo, por ele (Bolsonaro) e integrantes da família, de dezenas de imóveis é um deles. O processo de compra das vacinas, em especial da Covaxin. Os escândalos no Ministério da Educação. E tem uma série de outros temas que serão enfrentados quando caírem os sigilos de 100 anos. Não se trata de vingança. É justiça e reparação.

Bolsonaro tem dito a pessoas próximas que o sistema de Justiça o tornaria inelegível, caso ele queira voltar para a política. Esse receio tem fundamento? A inelegibilidade do Bolsonaro é a melhor resposta para o flagrante abuso de poder econômico, político e religioso do qual ele se beneficiou durante a campanha. Se a Justiça agir com isenção, a melhor resposta que nosso sistema dará é declará-lo inelegível e, logo na sequência, recolhê-lo ao sistema prisional brasileiro. Não há outra alternativa possível.

E qual sua expectativa sobre isso? Infelizmente nossa Justiça está contaminada com interesses políticos e eleitorais. Parte importante dos seus atores fica preocupada com a opinião pública. Exatamente por isso que o presidente Lula foi preso e talvez seja por isso que o Bolsonaro fique solto. Eu estou pessimista. Se a gente tivesse um sistema judicial isento, certamente o Bolsonaro já estava arrumando as malas para ir para a cadeia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link