Bolsonaro deve passar por nova cirurgia após piora no estado de saúde

Atualizado em 28 de dezembro de 2025 às 18:39
Bolsonaro após operação. Imagem: reprodução

Carlos Bolsonaro fez uma nova atualização do quadro de saúde de seu pai, Jair Bolsonaro, neste domingo (28),  por meio de publicação no X (antigo Twitter), afirmando que o ex-presidente deverá passar por uma nova intervenção cirúrgica na próxima segunda-feira (29). Segundo ele, o estado de saúde do pai se agravou após o retorno de um quadro persistente de soluços, iniciado algumas horas depois da cirurgia realizada para tentar corrigir o problema.

De acordo com Carlos, a exaustão provocada pelos soluços levou à elevação da pressão arterial, o que aumentou a preocupação médica às vésperas da nova cirurgia. Ele lembrou que Bolsonaro já havia apresentado picos de pressão em situação semelhante, logo após a oitava cirurgia, que durou cerca de 12 horas e teve como objetivo a retirada de aderências decorrentes da facada sofrida em 2018.

“Hoje, infelizmente, seu estado clínico se agravou com a volta da pressão arterial elevada devido a exaustão do quadro de soluço, o que gera preocupação inclusive em relação à segunda intervenção cirúrgica que estava prevista para amanhã”, escreveu.

Publicação Carlos Bolsonaro no X. Imagem: reprodução

Na publicação, o segundo filho do ex-presidente também citou e adicionou um vídeo de um episódio ocorrido em 25 de abril de 2025, quando Bolsonaro teria recebido uma intimação judicial ainda no pós-operatório, enviada por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

Para ele, a família tem vivido um “verdadeiro pesadelo” e que eles estão cada vez mais preocupados. “Vivemos um verdadeiro pesadelo e esperamos, com fé, que tudo isso seja ao menos minimizado o quanto antes”, concluiu.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.