Jair Bolsonaro tem mentido que Alexandre de Moraes tem impedido a campanha de vacinação contra poliomelite. Durante live nas redes sociais, o chefe do Executivo disse que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou um plano do Ministério da Saúde para estimular a imunização.
Ao contrário do que afirmou Bolsonaro, Moraes vetou o pronunciamento de Marcelo Queiroga em cadeia nacional por conta do período eleitoral. A informação é do portal UOL.
A lei eleitoral proíbe a publicidade atos institucionais nos três meses que antecedem a eleição. São vetados anúncios de programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
“Pela segunda vez consecutiva, o Ministério da Saúde quer fazer uma campanha para estimular a vacinação contra a poliomielite. E, pela segunda vez, o ministro Alexandre de Moraes, do TSE, nega essa campanha de vacinação. E daí o pessoal começa a aproveitar, né, ‘olha, não vou vacinar contra a pólio porque o presidente é negacionista, ele é contra a vacina’, é o tempo todo assim”, disse o presidente.
Ele ainda disse que o magistrado seria “responsável” por “crianças que por ventura adquirirem a pólio”. ” Ele faz tudo contra o nosso governo. Então, não se brinca com essa questão de saúde. Nós queremos, o mais rápido possível, lançar essa campanha que existe periodicamente para que a garotada vá se vacinar contra a pólio”, prosseguiu.