Bolsonaro diz à PF que postou vídeo golpista por engano e que estava sob efeito de remédios

Atualizado em 26 de abril de 2023 às 12:22
Jair Bolsonaro falando no celular
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no celular. Foto: Isac Nóbrega/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou à Polícia Federal que publicou um vídeo questionando a lisura das urnas eletrônicas em suas redes sociais por engano. Representantes de sua defesa alegaram à corporação que ele estava sob efeito de medicamentos quando fez a postagem, por ter sido hospitalizado. A informação é da Folha de S.Paulo.

Os advogados de Bolsonaro disseram que ele recebeu o vídeo e queria guardá-lo para assistir depois, mas acabou fazendo a publicação por engano. Ele não teria se dado conta de que o vídeo foi compartilhado e auxiliares removeram o conteúdo em seguida.

Postagem no Facebook de Bolsonaro dois dias após os atos terroristas em Brasília. Foto: Reprodução

Ele foi intimado pela PF por ter compartilhado um vídeo golpista dois dias depois dos ataques terroristas de 8 de janeiro em Brasília. Ele permaneceu na sede da corporação e prestou depoimento por mais de duas horas no âmbito da investigação que apura a invasão da Praça dos Três Poderes na data. O inquérito mira os autores intelectuais do ataque.

Nesta terça (25), o ex-presidente passou a tarde reunido com advogados e assessores para treinar as respostas que daria na oitiva. A ideia de sua defesa é que ele ficasse em silêncio sobre quase todos os assuntos, exceto a acusação da Procuradoria-Geral da República, que fez uma representação citando o art. 286 do Código Penal, que prevê detenção de 3 a 6 meses a quem incita a prática de crime.

A previsão de seus assessores era de que os investigadores ainda abordariam temas como o incentivo a acampamentos golpistas em frente a quartéis-generais do Exército e a minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Foi decidido que ele ficaria em silêncio sobre esses assuntos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link