Bolsonaro diz que fez acordão com Moraes antes de carta, mas é desmentido por Temer

Atualizado em 7 de junho de 2022 às 16:31
Michel Temer e Jair Bolsonaro
Temer desmente Bolsonaro sobre existência de acordão com Moraes
Foto: Alan Santos/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, numa entreviste ao SBT, ter feito um acordão com o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e acusou o magistrado de descumprir o suposto acordo sigiloso fechado entre os dois em uma conversa por telefone, durante a crise de 7 de setembro no ano passado.

Na ocasião, o responsável por articular o telefonema foi o ex-presidente Michel Temer, que como testemunha do fato narrado por Bolsonaro, nesta terça-feira (7), desmentiu o atual chefe do Executivo e a existência de um acordão com Moraes, segundo o Radar, da Veja.

Ao Radar, Temer disse que não ouviu a conversa toda entre Bolsonaro e Moraes, que durou cerca de cinco minutos, mas garantiu que a conversa foi republicana e sem acordão. “Não houve isso. Ficaria mal para o Alexandre, mas ficaria mal para Bolsonaro. O que houve foi uma conversa amigável entre eles por telefone. Eu me afastei um pouco até para deixá-los à vontade. Eu não ouvi isso em momento algum. Não estava perto, não ouvi isso, mas devo dizer que ficaria mal para o Alexandre e para ele (a existência de um acordão)”, afirmou Temer.

Em 7 de setembro do ano passado, o ex-presidente ajudou a costurar o fim dos ataques de Bolsonaro ao STF e ao sistema eleitoral. Numa conversa com Bolsonaro em Brasília, Temer costurou a divulgação de uma carta em que o presidente da República fazia sinais de trégua ao Judiciário. Foi nesse contexto que o telefonema entre Bolsonaro e o ministro aconteceu

“Eu telefonei ao Alexandre e disse que ele iria falar com Bolsonaro. O que escutei foi Bolsonaro dizer, ‘olha, não quero briga com você, não. Eu sou Palmeiras e você é Corinthians, essa é a única briga que eu quero ter com você’. Foram quatro ou cinco minutos de conversa, mas não ouvi nada não republicano”, disse Temer.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link