Bolsonaro diz que já ganhou, Haddad defende 2o. turno civilizado e Ciro mantém esperança

Atualizado em 7 de outubro de 2018 às 13:46

A seguir, um resumo do que disseram os candidatos mais bem colocados na pesquisa, de acordo com informações da Folha de S. Paulo:

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, afirmou que está confiante da vitória no primeiro turno. Ele fez críticas a alianças partidárias e disse que, sem estrutura, ultrapassou figurões da política.

“Sem grande partido, sem fundo partidário, sem tempo de TV, mas tendo a verdade e a sinceridade, desbancamos figurões que achavam que, fazendo parcerias e acordos com grandes partidos, via televisão, ganhariam a eleição”, destacou.

Ja concorrente Fernando Haddad (PT), que segundo o Datafolha divulgado no sábado está em segundo lugar nas pesquisas, disse que espera um segundo turno mais civilizado. O petista ainda acenou a Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Henrique Meirelles (MDB) para receber o apoio deles em uma eventual disputa final contra o capitão reformado.

“Estou esperançoso de que teremos um segundo turno muito mais civilizado do que tivemos no primeiro. Tenho o maior respeito pelos que concorreram, sobretudo aqueles com quem trabalhei. Com a Marina, com o Ciro Gomes, com o Meirelles, no governo Lula. Tenho o maior respeito e admiração pelo trabalho que eles realizaram”, declarou.

Ciro Gomes afirmou que os “arrogantes” e “despreparados” se revelam nos momentos de maior emoção do país. Ciro votou em Fortaleza.

“Quando uma pessoa, no dia da eleição, já se afirma vitorioso, é porque dispensa os votos das pessoas. Eu quero o voto e peço com humildade para ter uma chance de representar os brasileiros decentes e equilibrados”, disse.

Ao votar em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) disse que tem esperança de que o país reencontre seu destino de uma grande nação.

Marina — que está nas últimas posições da pesquisa, disputando com Cabo Daciolo o sétimo lugar, mas que já teve desempenho exuberante no passado — , votou em Rio Branco, no Acre. Ela criticou Haddad e Bolsonaro. “Dos dois lados, nós temos populismo de direita e populismo de esquerda”.

Haddad populista é uma novidade.