
Foto: Reprodução
Jair Bolsonaro (PL) vai fazer um pronunciamento em que não vai contestar o resultado das urnas eletrônicas. Ele também não deve parabenizar Luiz Inácio lula da Silva (PT), segundo o jornal O Globo. Desde ontem quando o resultado da eleição foi proclamado, Bolsonaro segue em total silêncio sobre o assunto.
Bolsonaro já tem um esboço do pronunciamento que deve fazer em reconhecimento a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição. Segundo o Valor Econômico, ministros e auxiliares ajudaram na confecção do discurso, que deve ocorrer na tarde desta segunda-feira (31). Uma fonte próxima ao presidente disse que ele “não deve contestar o resultado” do pleito. No entanto, ele deve incluir em sua manifestação críticas à condução do processo eleitoral por parte do Judiciário.
Participaram ou deram sugestões para a elaboração do texto o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o ministro da Economia, Paulo Guedes, o chanceler Carlos França, a presidente da Caixa, Daniela Marques, e o assessor especial da Presidência, Vicente Santini, entre outros.
O presidente não estipulou prazos para se pronunciar publicamente. Foi pedido que ele fale ainda hoje para que “o país continue seguindo tranquilo o seu caminho”, conforme o relato de um ministro que participou da reunião.
Bolsonaro perdeu a eleição ontem para Lula em uma disputa acirrada. Ele teve 58.206.454 votos (49,1% dos válidos) contra 60.345.999 (50,9%) do petista.
O presidente ainda não fez qualquer declaração sobre a eleição. Hoje, ele deixou por volta das 9h30 o Palácio da Alvorada e se dirigiu para o Palácio do Planalto. Bolsonaro se encontrou com o general Braga Netto, vice em sua chapa, e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). O mandatário está há mais de 19 horas sem reconhecer resultado do pleito.
A expectativa é que Bolsonaro fale à imprensa ainda na tarde de hoje no Palácio do Planalto. Outra possibilidade é que ele grave o pronunciamento para ser publicado em suas redes sociais.