Bolsonaro diz ter medo de “busca e apreensão” contra familiares por compra de imóveis

Atualizado em 6 de setembro de 2022 às 14:50
Presidente Jair Bolsonaro em sabatina na Jovem Pan
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, disse nesta terça-feira (6) que as investigações jornalísticas sobre a compra de imóveis por ele e seus familiares em dinheiro vivo são “covardia”. Ele também demonstrou temer uma possível “busca e apreensão” na casa dos parentes.

“Só falta essa semana, semana que vem, fazerem busca e apreensão na casa desses parentes meus no Vale do Ribeira. Eu acho que, tenho quase certeza, que vão fazer buscas e apreensão na casa de parentes meus para dar aquele: ‘Olha, a família de corruptos'”, afirmou Bolsonaro em entrevista à Jovem Pan.

A família Bolsonaro, desde a década de 1990 até hoje, negociou 107 imóveis. A compra feita com dinheiro vivo ocorreu em pelo menos 51 transações, segundo apurado pelo UOL.

“Qual o indício de a origem desse dinheiro ser corrupção? Qual a origem? Pegam imóveis desde 1990, ou seja, 32 anos atrás. Como não têm nada contra mim, ficam ao redor dos meus familiares”, reclamou o presidente.

“Ficam martelando essas pessoas, o que é duro para mim. É ver as minhas irmãs (a Vânia, a Solange), os meus irmãos (o Guido, o Renato) sendo agora vistos como corruptos, como lavadores de dinheiro. São pessoas humildes, trabalhadoras do Vale do Ribeira. Isso é uma covardia que fazem. Façam comigo, não façam com a minha esposa”, desabafou.

Bolsonaro ainda questionou a veiculação de matérias às vésperas das eleições.

“O que posso fazer 30 dias antes das eleições? Entrar na justiça? Não vai ter eficácia nenhuma daqui a 30 dias. Não vai ter ação nenhuma. (…) Não tem nenhum bandido, meus irmãos trabalham, minhas irmãs trabalham, de sol a sol”, finalizou.

Apesar de a compra de bens por meio de dinheiro vivo esteja em conformidade com a lei, a Justiça e a polícia consideram que a modalidade pode ter indícios de ilegalidade quando os valores são muito altos.

No caso de Bolsonaro, cinco irmãos, três filhos, sua mãe e duas de suas ex-mulheres, as aquisições em dinheiro vivo totalizaram R$ 13,5 milhões. Com a correção do IPCA, a quantia chega atualmente a R$ 25,6 milhões.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link