Bolsonaro entrega passaporte à PF após ser alvo de nova operação

Atualizado em 8 de fevereiro de 2024 às 12:06
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (8), na operação que investiga uma organização criminosa envolvida em uma tentativa de golpe de Estado e na abolição do Estado Democrático de Direito, com o objetivo de obter vantagens políticas e manter o ex-capitão no poder.

O advogado do ex-presidente, Paulo Bueno, confirmou a informação e disse que a certidão de entrega do passaporte já foi emitida.

A PF realizou buscas em sua residência em Angra dos Reis (RJ) e apreendeu o celular de um de seus assessores, Tercio Arnaud Tomaz. Além disso, foi determinado que Bolsonaro entregasse o passaporte, e como o documento não estava na residência, foi dado um prazo de 24 horas para que ele o entregasse.

“Saí do governo há mais de um ano e sigo sofrendo uma perseguição implacável”, disse Bolsonaro, segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. “Me esqueçam, já tem outro governando o país”.

Bolsonaro relatou que também foi alvo de medida cautelar restritiva. De acordo com o Metrópoles, o ex-presidente disse que o mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) o proíbe de ter contato com outros investigados pela operação, mesmo que por meio de advogados.

Entenda as consequências da nova condenação de Bolsonaro pelo TSE | Metrópoles
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: reprodução

A operação não se limita a Bolsonaro; ela também atinge Braga Netto, Augusto Heleno, os ex-ministros da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres, assim como outros aliados militares ou políticos próximos ao ex-mandatário.

Durante a ação, a PF prendeu pelo menos dois ex-assessores de Bolsonaro na época em que ele era presidente. Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, foi detido em Ponta Grossa (PR), enquanto o coronel Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e atual segurança contratado pelo PL, foi preso em Brasília.

Ao todo, a operação envolve a execução de 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão.

As ações estão sendo realizadas nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal, conforme determinações do Supremo Tribunal Federal.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link