Bolsonaro escala senadores do PL para tentar barrar Reforma Tributária

Atualizado em 8 de novembro de 2023 às 18:36
Presidente e seu ministro Rogério Marinho
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Rogério Marinho (PL-RN). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro escalou dois senadores para tentar barrar a Reforma Tributária, que será votada em primeiro turno no plenário do Senado Federal nesta quarta (8). Ele determinou que Carlos Portinho (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN) conversem com bolsonaristas de outros partidos para recomendar votos contra o texto. A informação é do jornal O Globo.

Nos bastidores, Bolsonaro tem chamado a reforma de “extorsiva”, pela tributação, e “comunista”, por ser do interesse de parlamentares governistas. O ex-presidente quer tentar reverter o placar da reforma na Câmara: em junho, o PL deu 20 votos a favor e 75 contra o texto.

Na ocasião, o partido teve uma série de brigas internas causadas pela divergência e a articulação promovida pelo ex-presidente não funcionou. Bolsonaristas têm dito que na Senado a situação é diferente, já que o PL não liberou seus parlamentares a votarem como querem.

Além do posicionamento do PL para o voto de seus senadores, os membros da sigla tentarão fazer com que parlamentares de outras siglas também troquem seus votos. O senador Magno Malta, que não participou do jantar do ex-presidente com parlamentares, confirmou que o encontro ocorreu e disse que votaria contra a reforma “mesmo se Bolsonaro pedisse para votar a favor”.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o texto recebeu votos favoráveis de 20 senadores e seis contrários, entre eles Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os ex-ministros Sergio Moro (União-PR) e Rogério Marinho (PL-RN).

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) tem que ser aprovada por 49 dos 81 senadores em dois turnos. O texto foi modificado e terá que passar por uma nova análise da Câmara dos Deputados antes de ser promulgada. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que o texto seja dividido para que o processo seja finalizado ainda neste ano.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.