Bolsonaro explica por que vai à Rússia em meio a crise na Ucrânia

Presidente brasileiro irá se encontrar com Putin

Atualizado em 12 de fevereiro de 2022 às 9:50
Bolsonaro cumprimentando Vladimir Putin: Bolsonaro explica por que vai à Rússia
Bolsonaro vai conversar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou o motivo de ir até a Rússia para conversar com Vladimir Putin. A reunião acontecerá na próxima quarta-feira (16), período em que os russos devem invadir a Ucrânia. Segundo o presidente brasileiro, seu objetivo é ter um diálogo de “paz” e “respeito à soberania” dos países.

“A nossa ida à Rússia também é por respeito, uma vez que fui convidado por Vladimir Putin ainda no ano passado. Nossa política externa sempre foi pela paz e respeito à soberania de outros países”, comentou. A declaração foi dada na última sexta-feira (11), em entrevista à CNN Brasil.

“O Brasil não tem problemas na América do Sul e sempre optou pelas vias pacíficas na solução de conflitos externos. Vou à Rússia por convite, comércio e paz”, acrescentou com afirmações falsas. Bolsonaro já atacou Nicolás Maduro e Alberto Fernández, presidentes da Venezuela e Argentina, respectivamente.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Rússia vai invadir a Ucrânia? Especialista acredita que não

2 – Bolsonaro terá de cumprir exigência para se aproximar de Putin na Rússia; Saiba qual

3 – “Pau mandado”: Bolsonaro quer dar recado aos EUA com viagem à Rússia

Bolsonaro recebeu alerta dos Estados Unidos

A Rússia deve fazer uma invasão militar contra a Ucrânia na semana que vem, segundo informações da Casa Branca. Os governos russos e dos EUA pediram que profissionais das suas embaixadas no país do leste-europeu retornem para as suas nações.

O encontro do governante brasileiro com Putin estava marcado desde o fim de 2021. Porém, a reunião acontecerá em um enorme momento de tensão. Assessores de Joe Biden alertaram quais são os riscos da viagem. Porém, Bolsonaro deixou claro que não escolherá nenhum lado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link