Bolsonaro terá que explicar para a ONU as ameaças à democracia e direitos humanos

Atualizado em 16 de abril de 2022 às 7:41
Bolsonaro
Bolsonaro na ONU. Foto: Reprodução

A Organização das Nações Unidas (ONU) está pedindo explicações do governo federal brasileiro por ameaças à democracia e aos direitos humanos no Brasil. O pedido consta em um documento enviado ao país pelo Comitê de Direitos Humanos da entidade. No texto, há uma lista de questionamentos ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é da coluna de Jamil Chade, do UOL.

De acordo com Chade, as perguntas resumem “o mal-estar internacional diante do desmonte das políticas públicas de direitos humanos e da própria democracia nos últimos três anos”. A carta pede que se explique os ataques do presidente contra o Judiciário, a fragilidade do combate à corrupção, o corte de recursos para programas de apoio à mulher, o discurso do ódio por parte das lideranças políticas, a situação dos indígenas, imprensa, afrodescendentes, violência policial e outras suspeitas de violações, diz o colunista.

O envio do documento ocorre justamente no período em que o Comitê de Direitos Humanos inicia seu processo para examinar a situação brasileira.

Governo Bolsonaro já enviou informe insuficiente ao órgão da ONU

O governo do Brasil já submeteu ao Comitê de Direitos Humanos da ONU um informe sobre a situação do país, acreditando ser suficiente para a análise do Brasil. No entanto, o documento tratava das questões de direitos humanos apenas até o final de 2018 e não explicava o que havia sido feito no governo Bolsonaro.

“Entre as entidades da sociedade civil, o documento foi tachado de ‘informe fake’, por simplesmente esconder tudo o que foi implementado desde o início da atual gestão”, diz Jamil Chade.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link