Bolsonaro falsificou cartão de vacinação às vésperas da viagem aos EUA

Atualizado em 3 de maio de 2023 às 13:37
Ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ajudante de ordens, Mauro Cid
Foto: Reprodução

O cartão de vacinação de Jair Bolsonaro (PL) foi adulterado com a ajuda de aliados e auxiliares às vésperas de sua viagem para os Estados Unidos, no fim de seu mandato, e tinha como objetivo evitar empecilhos para a entrada do ex-presidente no país, segundo a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Investigações da Polícia Federal apontam que os dados do cartão de vacinação de Bolsonaro, de sua filha de 12 anos, Laura Bolsonaro, do tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, sua esposa e filha foram forjados.

O registro falso de vacinação de Bolsonaro e de Laura foi incluído no sistema eletrônico do SUS no dia 21 de dezembro de 2022, a pouco mais de uma semana do término do mandato dele, de acordo com a apuração da PF.

Os dados foram apagados seis dias depois, no dia 27, apenas três dias antes do então presidente, Michelle e Laura decolarem rumo à Flórida no avião presidencial. Entre os assessores que os acompanhavam estava Mauro Cid, preso nesta quarta-feira (3) pela PF, no âmbito do inquérito das milícias digitais, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Depois que o cartão de vacinação foi registrado e se tornou oficial, o grupo que falsificou os cartões baixou os arquivos, imprimiu os documentos e os apagou do sistema. Assim, os registros de vacinação não poderiam ser encontrados no sistema eletrônico.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link