O mistério sobre para onde vai o presidente Jair Bolsonaro (PL) quando embarcar no jato da Força Aérea Brasileira (FAB) que está reservado para ele ainda segue sem respostas. O avião deve decolar na próxima quinta-feira (29) e o ex-capitão cogita ficar na casa de um fazendeiro nos Estados Unidos.
De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, assessores do palácio afirmaram que um avião está de prontidão na Base Aérea de Brasília, com dois prováveis destinos para os Estados Unidos, na Flórida: o aeroporto de Fort Lauderdale e o de Miami.
Alguns aliados do ex-capitão têm dito que Bolsonaro ficará em uma casa num condomínio de brasileiros, em Orlando. O imóvel teria sido emprestado por um fazendeiro, cujo nome não foi revelado, segundo Igor Gadelha, do Metrópoles.
Outros já destacam que o mandatário irá ao resort do ex-presidente americano Donald Trump, o Mar-a-Lago, em Palm Beach, no estado da Flórida.
Funcionários da presidência e diplomatas dos locais estão tensos com a indefinição. Mesmo que governo federal não deva bancar os gastos da viagem, é o Itamaraty quem providencia transporte e segurança para o já ex-presidente.
Diante disso, o consulado da cidade de destino precisa providenciar tudo no prazo de 24 horas, a partir do momento em que for decidido para onde o chefe do Executivo vai. “Se essa viagem realmente acontecer, vai ser uma correria dos diabos. Está todo mundo em compasso de espera no Palácio”, diz um dos auxiliares de Bolsonaro.