
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por um segundo procedimento na tarde de segunda (29) para tratar uma crise de soluços persistentes. O procedimento, conhecido como “bloqueio do nervo frênico”, teve duração de aproximadamente uma hora e foi realizado no lado esquerdo, após uma intervenção similar no lado direito realizada no sábado (27).
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi quem informou sobre a realização do procedimento em suas redes sociais. “Procedimento finalizado. Graças a Deus, agora aguardamos ele subir para o quarto”, escreveu na tarde desta segunda no Instagram.
O bloqueio do nervo frênico é indicado para casos de soluços que não respondem a tratamentos com medicamentos. Segundo os médicos, a intervenção no nervo de ambos os lados simultaneamente é arriscada devido ao risco de complicações respiratórias.
A decisão pelo bloqueio foi tomada após uma crise intensa de soluços na sexta (26), que impediu Bolsonaro de dormir adequadamente, mesmo com o uso de medicamentos. Ele está internado no Hospital DF Star desde quarta (24), quando deu entrada para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral.

A cirurgia foi concluída com sucesso no dia seguinte, com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a pedido da defesa do ex-presidente. Após o bloqueio do nervo frênico, Bolsonaro deverá permanecer em observação por pelo menos 48 horas, antes de uma possível alta hospitalar, caso não haja intercorrências.
A alta dependerá da avaliação clínica dos médicos. O ex-presidente seguirá com fisioterapia para reabilitação, além de medidas preventivas contra trombose venosa e cuidados clínicos gerais.
Em relação aos soluços persistentes, Michelle disse que o quadro tem sido uma das principais queixas de saúde do ex-presidente durante sua internação. Ela também solicitou orações e apoio de seus seguidores para a recuperação de Bolsonaro, destacando a importância da força e das orações para superar esse momento difícil.