Bolsonaro faz piada com pergunta da PF sobre ser cis

Atualizado em 2 de março de 2024 às 19:03
Ex-presidente Jair Bolsonaro e deputado estadual Alex Madureira em evento do PL em Piracicaba neste sábado. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), fez piada em resposta a uma pergunta feita pela Polícia Federal (PF) durante seu depoimento no inquérito que investiga um suposto plano de golpe de Estado para se manter no poder após a derrota na eleição de 2022.

Durante um evento com apoiadores em Piracicaba, São Paulo, neste sábado (2) o ex-presidente ironizou a questão sobre se ele se considera “cis”. “Eu sou homem e ninguém tem dúvida disso, né?”, disse.

Ele também aproveitou a oportunidade para criticar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, alegando que a pergunta da PF sobre identidade de gênero indicava uma volta à política de ideologia de gênero.

A pergunta em questão foi feita no contexto do depoimento de Bolsonaro na Operação Tempus Veritatis, deflagrada em fevereiro.

Mais tarde, Bolsonaro foi informado de que essa questão fazia parte de um novo protocolo da PF, baseado numa resolução do Ministério dos Direitos Humanos de 2023, que inclui termos como “transgênero” e “cisgênero” nos registros de depoimentos.

A Polícia Federal explicou que a inclusão da identidade de gênero nos formulários de depoimento é embasada na resolução ministerial e foi resultado de um estudo conjunto com o Ministério Público Federal.

Essa resolução visa a estabelecer parâmetros para a inclusão de expressões como “orientação sexual”, “identidade de gênero”, “intersexo” e “nome social” nos boletins de ocorrência emitidos pelas autoridades policiais em todo o país.

Apesar de Bolsonaro ter optado por permanecer em silêncio em relação às perguntas sobre a investigação em si, sua resposta irônica à pergunta sobre identidade de gênero ressalta as tensões políticas e ideológicas que permeiam o cenário brasileiro.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link