Bolsonaro faz ressonância, tem alteração renal e permanece com anemia, aponta novo boletim

Atualizado em 17 de setembro de 2025 às 10:17
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou alteração da função renal e permanece com quadro de anemia, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (17) pelo hospital DF Star, em Brasília.

De acordo com o boletim, exames laboratoriais e de imagem identificaram elevação da creatinina, o que indica alteração na função dos rins. O documento também confirma que Bolsonaro continua com anemia persistente.

Apesar disso, os médicos informaram que houve “melhora parcial” após hidratação e uso de medicamentos. O quadro será reavaliado ao longo do dia para definir a necessidade de permanência no hospital.

A ressonância magnética do crânio, feita para investigar episódios de tontura recorrente, não mostrou alterações agudas. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) divulgou o boletim nas redes sociais:

“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star na tarde do dia 16 de setembro devido ao quadro de vômitos, tontura, queda da pressão arterial e pré-síncope. Chegou à emergência do hospital desidratado, com elevação da frequência cardíaca e queda da pressão arterial. Foram realizados exames laboratoriais e de imagem para investigação diagnóstica. Os exames evidenciaram persistência da anemia e alteração da função renal, com elevação da creatinina. Realizou ressonância magnética do crânio para elucidação de quadro de tontura recorrente, que não mostrou alterações agudas. Houve melhora parcial após hidratação e tratamento medicamentoso. Será reavaliado ao longo do dia para definição da necessidade de permanência em ambiente hospitalar.”

Flávio relatou ainda que o pai chegou a ficar “quase dez segundos sem respirar” antes de vomitar de forma intensa. Segundo ele, Bolsonaro disse ter sentido o diafragma travado antes do episódio.

Internação e acompanhamento

Bolsonaro está internado desde terça-feira (16), após sentir tontura, vômitos, queda da pressão arterial e pré-síncope. O hospital informou que ele chegou desidratado e com frequência cardíaca elevada.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanha o marido no hospital e relatou nas redes sociais que ele tem recebido medicação intravenosa. A equipe médica viajou de São Paulo a Brasília para acompanhar de perto o quadro clínico.

Segundo Michelle, Bolsonaro tem enfrentado crises de soluços que resultam em vômitos frequentes e fraqueza. Os episódios se intensificaram recentemente.

Esquema de segurança no hospital

O hospital mantém rígido esquema de segurança devido à condição de prisão domiciliar do ex-presidente. Enfermeiros e funcionários são revistados antes de entrar no quarto para impedir o acesso a celulares.

Bolsonaro está no segundo andar da unidade, com dois policiais penais destacados para a vigilância. Eles não permanecem dentro do quarto, mas monitoram os acessos ao pavimento.