Bolsonaro é tema de filme sobre discurso de ódio, desinformação e manipulação

Atualizado em 8 de dezembro de 2021 às 17:30
Jair Bolsonaro de braços cruzados
Governo Bolsonaro se torna tema de filme

O governo Bolsonaro é um dos principais temas de análise do documentário “Democracia Manipulada”, que fala sobre a desinformação digital e o impacto do ódio na política. O longa foi produzido pela Arte France e pela Capa Presse e estreia no canal Curta! na próxima sexta-feira, dia 17 de dezembro.

O documentário segue a linha da produção “Privacidade Hackeada” disponível na Netflix, que analisa como a empresa Cambridge Analytica coletou os dados de 87 milhões de usuários do Facebook sem que fosse permitido. Isso impactou as eleições americanas em 2016, em que Donald Trump conseguiu a vitória.

O longa também trata do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. A propagação de desinformação marcou o período anterior ao plebiscito sobre sua permanência em 2016. Campanhas disseminaram mentiras e discurso de ódio relacionados às questões territoriais e migratórias.

Leia também

1 – Principal cacique do MDB falta em lançamento da candidatura de Simone Tebet

2 – André Mendonça prega culto em auditório da Câmara antes mesmo de assumir no STF

3 – Deputado do PL flagrado com milhões aumentou seu patrimônio em 1.652%

O documentário que falará sobre o presidente Bolsonaro

“Democracia Manipulada” analisa o uso do aplicativo WhatsApp na política brasileira e a importância dele na campanha presidencial de 2018 que elegeu Jair Bolsonaro.

O filme traz entrevistas com a jornalista Patrícia Campos de Melo, autora do livro “A máquina do ódio, ‘Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital'” e vítima dos ataques do chamado “gabinete do ódio”, Matteo Salvini, Joice Hasselman e influenciadores digitais donos de canais bolsonaristas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.