Água do São Francisco não chega ao RN e Bolsonaro faz foto com água da chuva. Por Mirella Lopes

Atualizado em 10 de fevereiro de 2022 às 12:32

Publicado originalmente por Mirella Lopes em Jornalistas Livres

Inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco - Alan Santos/PR
Inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco – Alan Santos/PR

Presidente foi inaugurar o eixo Norte das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, mas o fluxo de água ainda não chegou a Jardim de Piranhas.

Apesar da passagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) por Jardim de Piranhas na manhã desta quarta (9), na região Seridó do Rio Grande do Norte, para inaugurar o eixo Norte as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, o fluxo de água ainda não chegou à cidade.

Leia mais:

1. Lula passou Bolsonaro em presença virtual pela 1ª vez; veja números

2. Como o racismo americano influenciou Hitler

3. Pesquisa fake diz que Bolsonaro lidera em todos os estados

Com uma vasão de 20m3 por segundo, as comportas não foram abertas a tempo para a inauguração da chegada das águas programada pelo presidente. Por um erro de cálculo, as águas sequer chegaram à cidade de São Bento, que fica a 18 quilômetros de Jardim de Piranhas.

As informações foram repassadas, com exclusividade, à agência Saiba Mais por uma fonte que acompanha a execução do projeto e também denunciou que várias obras ligadas à transposição do São Francisco no RN, sequer foram iniciadas.

Imagem do Rio Piranhas cheio pelas águas da chuva, em Jardim do Seridó. Foto cedida/agência Saiba Mais
Imagem do Rio Piranhas cheio pelas águas da chuva, em Jardim do Seridó. Foto cedida/agência Saiba Mais

“É uma mentira que concluíram as obras do São Francisco. O canal do Piancó, do Apodi, que é uma obra específica para RN, não foi nem iniciada e ainda deve levar de quatro a oito anos para ser concluída. Além disso, não foram feitos os portais de entrada para receber as águas, o Rio Piranhas não foi limpo, as bacias receptoras não foram preparadas e o governo federal não investiu no saneamento básico das 147 cidades que fazem parte da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, conforme está previsto no projeto. Essas cidades que possuem cerca de 1,5 milhão de habitantes não têm condições financeiras para executar o saneamento sozinhas e ele está parado em apenas 15%, apesar dessa ser uma exigência para a transposição”, denuncia nossa fonte que preferiu permanecer no anonimato para evitar perseguições políticas.

As bombas do São Francisco podem produzir até 126m3 de água por segundo, mas a capacidade instalada para as inaugurações irá produzir apenas 20m3, uma velocidade que não será suficiente para o evento programado para hoje em Jardim de Piranhas.

“O rio está cheio, mas é de água de chuva! Esse é um ato político-eleitoreiro para entregar esse ganho a Rogério Marinho em um ano eleitoral. Eles são incompetentes e não conhecem a dinâmica hidrológica do rio. Mas, espero que o povo do Rio Grande do Norte, assim como fez na eleição anterior, tenha juízo e lembre que Marinho é um carrasco do trabalhador, assim como esse governo persegue índios, libera queimadas e a destruição do meio ambiente “, critica a fonte que falou por telefone à agência Saiba Mais.

Bolsonaro e Rogério Marinho nesta quarta na Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN). Imagem: Reprodução
Bolsonaro e Rogério Marinho nesta quarta na Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN). Imagem: Reprodução

Bolsonaro tenta ganhar espaço na região onde Lula (PT), tradicionalmente, é preferência entre a maioria dos eleitores. Mas, o presidente já foi pego em uma série de situações que demonstram sua falta de conexão com o nordeste.

Na semana passada, ao ser questionado sobre a origem de Padre Cícero, Bolsonaro desviou a falta de conhecimento chamando os auxiliares de “pau-de-arara”. Já em 2019, sem saber que estava sendo gravado e em mais uma demonstração de preconceito com o nordeste, Bolsonaro disse que “daqueles governadores paraíba, o pior é o do Maranhão”, numa referência ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB).

Em sua visita de dois dias à região, Bolsonaro passou por Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, de onde retorna para Brasília ainda nesta quarta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link